WebLab: Conheça os vencedores do Concurso de Programação Scratch.
As escolas secundárias Armando Napoleão Fernandes, de Santa Catarina de Santiago, Teixeira de Sousa, no Fogo, e Pedro Corsino de Azevedo, em Tarrafal São Nicolau, são os vencedores do concurso inter-laboratórios WebLab.
A divulgação dos resultados foi feita na tarde, do dia 02 de agosto, no átrio do Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia durante a cerimónia de anúncio e entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Programação Scratch inter-laboratórios WebLab, promovido pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), em parceria com o Ministério de Educação, que decorreu de 08 de Junho a 02 de Julho em 44 laboratórios WebLab, em todas as ilhas e concelhos do País. Sendo 210 crianças e adolescentes (36% meninas e 64% rapazes) tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades digitais.
A cerimónia foi transmitida online na rede social facebook para que os alunos das outras ilhas pudessem acompanhar o ato.
O primeiro lugar foi para a Escola Pedro Corsino de Azevedo, do Tarrafal de São Nicolau, o segundo para Escola Secundária Teixeira de Sousa do Fogo e o terceiro lugar ficou para a Escola Secundária Napoleão Fernandes (ESANF), em Santa Catarina de Santiago.
Cada elemento das três equipas, constituídas por cinco alunos, recebeu como prémio: 1º lugar, computador portátil, 2º e 3º Lugar, smartphones, oferecidos pelos parceiros, Caixa Económica de Cabo Verde e Unitel Tmais e pelo promotor NOSi.
Com esta iniciativa, pretendeu o NOSi incentivar crianças e adolescentes a “pensar fora da caixa”, a utilizarem suas habilidades digitais para desenvolverem soluções inovadoras. O tema de cada projeto foi “Mude o mundo com os seus superpoderes”, e cada equipa foi convidada a criar um jogo da sua escolha, a apresentar uma solução para enfrentar os desafios globais.
A cerimónia de anúncio e entrega de prémios teve lugar no dia 02 de agosto no átrio do Liceu Domingos Ramos e foi presidida pela Secretária de Estado do Ensino Superior, Doutora Eurídice Monteiro. Contou com as presenças dos Administradores do NOSi, da Diretora Nacional da Educação, da representante do Banco Mundial, representantes das entidades parceiras, da Direção da Escola Domingos Ramos, da coordenadora, monitores e alunos dos Weblab. Contou ainda com a animação culturas das das crianças das Aldeias SOS.
Os projectos vencedores terão de ser submetido ao concurso African Code Challenge 2021 até 16 de Outubro deste ano.