Weblab: Mais de 12 mil alunos formados em diferentes áreas tecnológicas
O projeto Weblab, desde a sua implementação em julho de 2018, até a presente data, já capacitou 12.388 alunos nas diversas áreas. Com maior número de formandos é a Robótica com 6.672 capacitados, seguida de Multimédia (1424), Manutenção e Reparação de dispositivos móveis (1405), HTML & CSS (1186), Instrumentação (1118) e Blender (583).
O numero de inscritos, no entanto, ultrapassa os 21 mil. As desistências, segundo a coordenadora do projeto, Luisa Chantre, poderão estar associado ao fato de serem formações opcionais e pela dificuldade de muitos alunos acompanharem as sessões em simultâneo com outros compromissos escolares.
Os laboratórios Web encontram-se em 43 Escolas Secundárias do país e um nas Aldeias SOS no município de S. Domingos. Conta com 44 monitores devidamente certificados e que lecionam diferenes áreas das Tics.
Os laboratórios são instalados em contentores devidamente equipados e albergam até um número de 12 pessoas por sessão. Têm como objetivo, além de facilitar o acesso a apetrechos tecnológicos de ponta, capacitar e formar jovens com conhecimentos na construção e desenvolvimento das TIC´s.
Os Weblab estão também abertos a comunidade para suprir carências tecnológicas com diversas ofertas formativas.
Weblab é um projeto do Parque Tecnológico de Cabo Verde, que tem o NOSi como entidade gestora, em parceria com o Ministério da Educação.